Jesus Pregou no Inferno Depois de Sua Morte?

1 PEDRO 3
(17) Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.
(18) Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
(19) No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
(20) Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água.

Essa passagem é utilizada por alguns para defender que Cristo, depois de sua morte, foi até o inferno pregar. Não é isso o que essa passagem realmente ensina. O verso 18 ensina que Jesus morreu pelos nossos pecados e que ele ressuscitou – “vivificado pelo Espírito“. Foi o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que ressuscitou o corpo humano de Jesus. No verso seguinte, que é o verso 19, o que é dito é que ele pregou no Espírito Santo. Quando o verso 19 diz: “No qual também foi, e pregou”, a palavra “qual” refere-se à palavra “Espírito” do verso anterior (v. 18). O texto diz que Cristo pregou no Espírito Santo aos espíritos em prisão, mas em nenhum momento diz que isso ocorreu depois de sua morte. Mas se não foi depois de sua morte, quando foi? O próprio apóstolo Pedro responde no início de sua carta:

2 PEDRO 1
(7) Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
(8) Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;
(9) Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
(10) Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,
(11) Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
(12) Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

Aqui o apóstolo Pedro explica que os profetas do Velho Testamento profetizavam, não com base em sua própria capacidade, mas por meio do Espírito de Cristo que habitava neles. O Espírito de Cristo é o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que também é o Espírito do Pai (Romanos 8:9; Gálatas 4:6). Ou seja, Pedro está dizendo que, no tempo do Velho Testamento, Jesus Cristo, antes de sua encarnação, pregava por meio do Espírito Santo, que habitava nos profetas.

No capítulo 3, a ideia é a mesma. Ele também está falando da pregação de Cristo no Espírito através do profeta Noé. Quando ele diz, “espíritos em prisão“, referindo-se aos rebeldes do tempo de Noé, a palavra “espírito” não significa que eles eram mortos quando eles ouviram a pregação. No verso seguinte, o verso 20, ele diz que os sobreviventes do dilúvio foram somente oito almas. As oito almas que sobreviveram foram Noé, sua esposa, seus três filhos (Sem, Cão e Jafé) e as três mulheres que eram as esposas de seus filhos. Mas o fato dele utilizar a palavra “alma” não quer dizer que os oito estavam mortos. Pelo contrário, as oito almas eram os únicos que permaneceram vivos. Da mesma forma, quando ele Cristo pregou aos “espíritos em prisão”, essa expressão não quer dizer que eram mortos prisioneiros do inferno, mas que, sendo ímpios, eles eram espiritualmente prisioneiros do pecado, como lemos em muitas outras passagens sobre a obra de Jesus:

ISAÍAS 42
(1) Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
(2) Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
(3) A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
(4) Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.
(5) Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
(6) Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
(7) Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.
(21) O SENHOR se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei, e o fez glorioso.
(22) Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos em cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui.

ISAÍAS 61
(1) O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
(2) A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

Então, assim como as “oito almas” que foram salvas do dilúvio era Noé e sua família, que estavam vivos, não eram almas de mortos, os “espíritos em prisão” também não eram espíritos de pessoas que já tinham morrido, mas eram as pessoas que, estando vivas no tempo de Noé, ouviram a pregação do Espírito de Cristo através do profeta Noé. Infelizmente, eles não creram na pregação de Cristo através Noé. Por isso, não foram libertos do cativeiro espiritual do pecado e acabaram morrendo no dilúvio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s