Entre aqueles que defendem a confecção de imagens de Cristo, muitos defendem que, embora a confecção de imagens de Deus fosse proibida no Velho Testamento, sob o Novo Testamento, Deus se fez visível em Cristo e, por isso, somos autorizados a fazer imagens de Cristo. Esse argumento é inválido porque Deus não se fez visível somente no Novo Testamento. No Velho Testamento, ele se fez visível muitas vezes:
GÊNESIS 17
(1) Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.
(22) Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus de diante dele.
GÊNESIS 18
(1) Depois apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia.
(2) E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
(3) E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
(22) Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.
(33) E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.
GÊNESIS 26
(1) E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.
(2) E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser.
GÊNESIS 28
(10) Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
(11) E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pós por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
(12) E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
(13) E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
(14) E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
(15) E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
(16) Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia.
(17) E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
(18) Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pós por coluna, e derramou azeite em cima dela.
(19) E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
GÊNESIS 48
(3) E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.
ÊXODO 24
(9) E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel.
(10) E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade.
(11) Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam.
ISAÍAS 6
(1) No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
(2) Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
(3) E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
Nessas passagens do Velho Testamento, e em muitas outras, Deus se fez visível aos homens. Se Deus já se fazia visível no Velho Testamento, mas, ainda assim, a confecção de imagens de Deus era proibida, é inválido utilizar esse argumento para justificar as imagens no tempo do Novo Testamento. A diferença entre o Velho e o Novo Testamento não é que, sob o Novo Testamento, Deus se fez visível, mas é que Deus se fez carne (João 1:14). Sob o Novo Testamento, Deus se revela visivelmente através da encarnação. Sob o Velho Testamento, Deus se revelava visivelmente através de teofanias. Contudo, se a visibilidade de Deus através das teofanias não justificavam a confecção de imagens dele, não há razões para crer que sua visibilidade através da encarnação justifique.