Quem Somos

“Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.” (Provérbios 4:13)

A instrução celestial é a nossa vida. Jesus deixou isso claro quando foi tentado no deserto: “Nem só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. (Mt 4:4) O pão celestial é mais importante do que nosso café da manhã, almoço ou jantar. É melhor morrer de fome do que morrer sem o pão da vida. É por isso que “quem rejeita o conhecimento menospreza a sua alma” (Provérbios 15:32).

À luz das Sagradas Escrituras, que é a nossa única regra de fé e prática, cremos que uma das principais funções dos pastores e mestres da Igreja é a função de catequizar. A palavra “catequizar” tem origem na língua grega. O Novo Testamento foi escrito em grego. É por isso que tantas palavras que usamos no Cristianismo têm origem na língua grega. O Novo Testamento foi escrito em grego, pois era a língua que predominava na região do mundo em que o Cristianismo inicialmente se espalhou, o Império Romano. No início do Evangelho de Lucas, é dito:

“Pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído”. (Lucas 1:4)

A palavra traduzida aqui como “instruído” é κατήχηθης (katechethes) no texto original grego, que é de onde temos palavras como “catequese”, “catequizar” e “catecismo” no português. No contexto da fé reformada e do Cristianismo histórico, catequizar refere-se ao ensino dos primeiros princípios da Palavra de Deus e da doutrina de Cristo. Thomas Watson, teólogo e pregador do século 17, escreveu:

“Vejam a grande necessidade que há da construção das bases principais da fé por meio da catequese, para que a opinião mais fraca possa ser instruída no conhecimento da verdade e fortalecida no amor a ela. Catequizar é a melhor maneira para alicerçar e firmar as pessoas. Eu temo que muito mais benefícios não são produzidos por meio da pregação pelo fato de os temas principais e os artigos da fé não serem explicados de uma maneira catequética. Catequizar é lançar a base (Hebreus 6.1). Pregar sem catequizar é construir sem fundamento. A catequese não é uma inovação, ela vem desde os tempos apostólicos. A igreja primitiva tinha suas formas de catecismo, como as seguintes frases pressupõem: um ‘padrão das sãs palavras’ (2 Timóteo 1:13) e ‘os princípios elementares dos oráculos de Deus’ (Hebreus 5.12). A igreja tinha seus catecúmenos, como Grócio e Erasmo observam. Muitos dos pais da igreja, como Fulgêncio, Austin, Teodoreto, Lactâncio e outros, escreveram a favor do ensino catequético”. (Thomas Watson, “A Fé Cristã: Estudos Baseados no Breve Catecismo de Westminster“)

O site Catequese Presbiteriana é mantido pelo Rev. Frank Brito, ministro da Palavra e dos sacramentos na Igreja Presbiteriana Reformada em Campo Bom (Rio Grande do Sul). Nossa igreja faz parte da Igreja Presbiteriana Reformada (Presbitério de Hanover), uma denominação americana, e o Rev. Frank Brito atua como missionário no Brasil.