Em Que Cremos

“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho”. (2 João 1:9)

 Cremos que as Sagradas Escrituras devem ser recebidas como a única regra de fé e prática para a Igreja.

Como um resumo daquilo que cremos ser os principais elementos da fé bíblica, temos nossos documentos confessionais. Não são substitutos nem complementos das Sagradas Escrituras, mas somente um resumo das principais doutrinas que a Bíblia ensina. Entender corretamente as doutrinas bíblicas e ser capaz de defendê-las é muito importante, pois, como escreveu o Apóstolo João, são somente aqueles perseveram na genuína doutrina de Cristo que são verdadeiros cristãos. Os credos, confissões e catecismos, que são nossos documentos confessionais, foram produzidos em diferentes épocas nestes últimos dois milênios de Cristianismo, tendo como objetivo de proclamar as doutrinas de Cristo, reveladas na Palavra de Deus, com uma clareza cada vez maior e mais necessária diante dos muitos desafios que a Igreja de Cristo teve que enfrentar. Como escreveu o Reformador Protestante, Heinrich Bullinger:

“Nos Credos a doutrina dos Apóstolos não foi de qualquer maneira alterada e também não houve qualquer inovação em relação ao que as Igrejas de Cristo já criam e extraiam das Sagradas Escrituras. A antiga verdade foi manifesta com sabedoria por meio de confissões de fé que eram proveitosas para combater as novas corrupções de hereges”.

Nossos documentos confessionais são os Credos Universais (Apostólico, Niceno, Calcedoniano e Atanasiano) e os Padrões de Westminster (a Confissão de Fé, o Breve Catecismo e o Catecismo Maior).